topo

Dicas

Como tirar manchas

Antes de tudo...

- Aja rapidamente, mas com delicadeza. Não deixe as manchas sobre o tecido por muito tempo para evitar que envelheçam e penetrem nas fibras.
- Se a origem da mancha for um produto espesso (vela, tinta) antes de qualquer coisa raspe delicadamente com uma espátula.
- Nunca esfregue com vigor, em vez disso de pequenas e repetidas batidinhas sobre a mancha, com o produto apropriado.
- Antes de utilizar um produto, verifique sempre se ele não degrada a cor experimentando-o sobre uma região pequena na parte interna da roupa.
- Para evitar aureolas, inicie pela borda da mancha e vá aproximando-se do centro.
- Não utilize grande quantidade de produto de limpeza, melhor acrescentar aos poucos.
- Solventes inflamáveis devem ser utilizados com prudência.
- Efetue sempre uma lavagem após tratar da mancha, independente do produto utilizado.

CUIDADO: Nunca coloque pasta de dente nas manchas de sua roupa profissional, dependendo da pasta pode até estragar o tecido, já que é um produto muito abrasivo. Água sanitária em grandes quantidades também prejudica, amarelando o seu uniforme profissional e enfraquecendo
  • CHÁ, CAFÉ E CHOCOLATE: Molhar imediatamente com água fria. Em seguida esfregar de leve com um pano embebido com vinagre branco. Sobre tecido branco, utilizar água oxigenada 10 volumes.
  • FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS: As manchas de frutas e verduras se oxidam ao ar e, sobretudo, ao calor (na secagem ou quando se passa o ferro). Elas adquirem uma coloração morena e se fixam nas fibras. Aconselha-se lavá-las rapidamente tecido manchado. Passar levemente um pano embebido em vinagre branco, ou água oxigenada 10 volumes.
  • GORDURAS, ÓLEO E MANTEIGA: Tirar a mancha em dois tempos: 1. Dissolver o corpo gorduroso esfregando levemente com tetracloreto de carbono, ou solvente apropriado para tecido. 2. Polvilhar com talco neutro, que absorverá a mancha. Deixar agir de 2 a 3 horas depois escovar.
  • TINTA DE CANETA: Esfregue a mancha com álcool, tomando cuidado para não desbotar o tecido.
  • LAMA: Deixar secar, e em seguida escovar, (escolha a densidade da escova conforme o tipo de tecido). Para apagar o vestígio, passar no tecido um dos produtos: água com vinagre – 2 colheres de sopa de vinagre branco diluído em 250 ml de água, água com amoníaco – 1 colher para ½ litro de água.
  • TRANSPIRAÇÃO: Em tecidos resistentes, esfregar as manchas com água oxigenada. Para tecidos delicados, deixar de molho meio dia em água fria adicionada de vinagre branco.
  • FERRO DE PASSAR: Manchas suaves devem ser molhadas com água pura e expostas ao sol. Em casos de manchas mais acentuadas, coloque o tecido sobre uma toalha felpuda e esfregue um chumaço de algodão com água oxigenada 10 volumes. Em seguida, lave com água pura. Esfregue maisena e deixe ao sol por algumas horas.
  • SANGUE: Lavar com água fria durante alguns minutos. Se a mancha resistir: em tecidos resistentes embeba o tecido em água oxigenada, deixe agir e lave-o após, em tecidos de cor ou lã derreter um comprimido de aspirina em um copo de água e mergulhar a parte manchada por alguns minutos.
  • FERRUGEM: A mancha de ferrugem deve ser eliminada de imediato para evitar que provoque um buraco. Utilize suco de ½ limão adicionado de (uma colher de café) de sal refinado. Produtos específicos para ferrugem podem ser encontrados em farmácias.
  • GRACHA E PICHE: Colocar em cima da mancha uma camada de manteiga ou margarina. Deixar agir algumas horas. Tirar o grosso da gordura raspando delicadamente com uma espátula, em seguida limpar como uma mancha de gordura.
  • TINTA DE PAREDE: Deixe de molho em aguarrás. Se a mancha for recente ela sai com querosene, gasolina ou benzina.
  • BATOM: Antes de lavar, passe um algodão para tirar o excesso. Em seguida, lave com um detergente alcalino. Caso a mancha não saia, pegue um removedor e um pouco de detergente neutro e misture. Esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar.
  • MOFO: Em tecido branco ou de cor resistente, mergulhar e deixar um pouco na água com cândida diluída. Em tecido de cor umedecer com suco de limão, em tecido sintético ou seda: molhar num banho de leite.
  • CHICLETE: Passar uma pedra de gelo ate que a mancha endureça. Raspar com uma espátula e completa com lavagem conforme indicado na etiqueta da roupa.
  • www.TINACONFECCOES.com.br
    Telefone: 21.3277-4779 | 2201-8211 | 96491-3957 ID: 116*22814
    E-mail: [email protected]